ACERVO BIBLIOGRÁFICO

A Biblioteca é especializada em história fluminense e história política nacional e tem como objetivo atender os técnicos do Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro, os demais servidores do Estado e os pesquisadores em geral.

O acervo bibliográfico é composto por cerca de dez mil títulos e trinta e sete mil volumes de obras gerais e de referência, periódicos (jornais e revistas), publicações oficiais, coleções pessoais e impressos pertencentes aos arquivos e coleções institucionais. Contém dissertações e teses produzidas por pesquisadores que recorrem ao acervo documental do Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro.

Merecem destaque as publicações oficiais de Legislação, Atos do Executivo e Anais do Legislativo: leis do Império do Brasil, da Província e do antigo e novo Estado do Rio de Janeiro, Estado da Guanabara e Município do Distrito Federal; Relatórios dos Presidentes da Província e do Estado do Rio de Janeiro; Diários Oficiais do Poder Executivo do Estado do Rio de Janeiro; Expedientes do Estado do Rio de Janeiro e as coleções formadas por jornais alternativos, panfletos e folhetos apreendidos pelas Polícias Políticas do Rio de Janeiro.

A Biblioteca é também responsável pela preservação da memória editorial do APERJ, sendo a guardiã de exemplares dos títulos publicados pela Instituição em versão impressa ou digital.

A gestão do acervo se dá em conformidade com normas próprias estabelecidas pela Portaria APERJ Nº 12, de 10 de dezembro de 2013.

Download da Portaria

Para consultar o acervo bibliográfico, acesse o Biblivre do APERJ

SERVIÇOS

Para conhecer os serviços oferecidos pelo APERJ, clique no link:

up