PRORROGAÇÃO DO CONCURSO DE MONOGRAFIAS: PRÊMIO ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Foram prorrogadas até 07 de janeiro de 2022 as inscrições para o Concurso de Monografias do Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro - APERJ, que visa incentivar e difundir a pesquisa em seus acervos arquivísticos e bibliográficos. 

Nessa edição, o primeiro lugar será contemplado com a editoração e publicação de seu trabalho, além de prêmio no valor de R$ 5.000,00. Os classificados em 2º e 3º lugares receberão certificado de menção honrosa. 

O APERJ possui um valioso acervo documental relacionado ao estudo da história e da sociedade fluminense, constituindo um inestimável patrimônio histórico do país: são cerca de 4.000 metros lineares de documentos em diferentes gêneros, suportes e formatos: textuais, audiovisuais, cartográficos (mapas e plantas), bibliográficos (livros, jornais, panfletos, folhetos), fotográficos (negativos, cópias contatos), sonoros, eletrônicos, microfilmes, objetos tridimensionais (como bandeiras, flâmulas, medalhas, botons). O APERJ ainda conta com acervo bibliográfico com diversos títulos sobre história fluminense, política entre outros temas.  

Para consultar acesse os menus Acervo Arquivístico e Acervo Bibliográfico deste site. 

O concurso é promovido e realizado pelo APERJ em parceria com a Fundação Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação dos Servidores Públicos do Rio de Janeiro (CEPERJ). 

Público-alvo 

Podem participar do concurso, individualmente ou em grupo, até o limite de 02 (duas) monografias, brasileiros ou estrangeiros, com comprovada conclusão em curso superior. É vedada a participação de servidor ou dirigente do Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro, bem como membros da Comissão responsável pelo concurso. 

Tema 

O tema da monografia é de livre escolha do candidato, devendo, contudo, utilizar fontes arquivísticas depositadas no Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro. 

Regulamento  

O regulamento e informações completas sobre o concurso estão disponíveis em: https://ceperj.selecao.net.br/informacoes

Informações adicionais 

Para acessar o documento que deseja anote as informações e dirija-se à Sala de Consulta do APERJ. 

Para a consulta a documentos do Acervo Arquivístico (conjuntos documentais – fundos e coleções), é necessária a realização do agendamento prévio, através do link  http://bit.ly/requisicaoAPERJ   

Para a consulta ao Acervo Bibliográfico, não é necessário o agendamento. 

Após o agendamento, o pesquisador deverá comparecer à sede do APERJ na data marcada. 

No formulário online, é necessário informar o Fundo ou Coleção e o Código de Referência do dossiê que deseja consultar. 

 O APERJ está localizado na Praia de Botafogo, nº 480, Botafogo – RJ e funciona de segunda a sexta, das 09:00 às 17:00h, sendo permitido subir à Sala de Consulta até às 16:30 h 

Publicado em 30/11/2021



up