ACERVO ARQUIVÍSTICO

O APERJ possui um acervo de cerca de 4 mil metros lineares de documentos de relevância para os estudos sobre a história do Estado e da sociedade fluminenses a partir da segunda metade do século XVIII, constituindo um inestimável patrimônio histórico do país tais como o arquivo da Presidência da Província do Rio de Janeiro, tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC) e a documentação das Polícias Políticas no Estado do Rio de Janeiro, nominada no Programa Memória do Mundo da Unesco.

Originário de órgãos do poder Executivo do Estado do Rio de Janeiro e de coleções e arquivos privados, o acervo apresenta-se sob diversos gêneros documentais: textuais, cartográficos, fotográficos, sonoros, filmográficos e objetos tridimensionais como bandeiras, flâmulas e medalhas, entre outros.

Além de servir à pesquisa acadêmica, os documentos sob custódia do APERJ são indispensáveis para a pesquisa probatória - visando a garantia de direitos de cidadania tais como indenizações aos anistiados políticos - e para subsidiar ações da Administração Pública.

Para conhecer o acervo, acesse:

BASE APERJ

Constituída a partir de uma estruturação multinível, ou seja, do geral para o particular, permite a pesquisa em fundos e coleções sob custódia do APERJ articulando diferentes níveis de descrição.

Acesse ao Acervo Base APERJ

Alguns de nossos acervos também encontram-se em outras bases:

MEMÓRIAS REVELADAS

Reunindo diversas instituições de todo o país, o "Memórias Reveladas" coloca à disposição de pesquisadores e cidadãos em geral os arquivos dos órgãos de segurança nacional e das Delegacias de Ordem Política e Social - DOPS que atuaram entre as décadas de 1960 e 1980 bem como das lutas de resistência à ditadura militar.

Acesse a Memórias Reveladas

REGISTROS PAROQUIAIS DE TERRAS DO SÉCULO XIX

Esta documentação refere-se aos livros de Registros Paroquiais de Terras, contendo declarações dos títulos de propriedade ou posse de terras da então Província do Rio de Janeiro, em meados do século XIX.

Acesse aos Registros Paroquiais de Terras

CASA DE DETENÇÃO

Os conjuntos documentais sobre a população carcerária no período de 1861 a 1974 são constituídos de registros de entrada e saída de presos, óbitos, atividades internas entre outros. A documentação está digitalizada, disponível para consulta e encontra-se delimitada da seguinte forma:

Casa de Detenção da Corte

Data: 1861 - 1901 (Produção)

Casa de Detenção do Distrito Federal

Data: 1890 - 1964 (Produção)

Casa de Detenção de Niterói

Data: 1897 - 1974 (Produção)

Acesse a Casa de Detenção:

Para outras informações sobre esses fundos, consulte a descrição na BASE APERJ:

SERVIÇOS

Para conhecer os serviços oferecidos pelo APERJ, clique aqui:

up