Carta de Serviços ao Cidadão do APERJ

Para simplificar e ampliar o acesso, proporcionar maior visibilidade e transparência em relação aos serviços prestados, o Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro - APERJ apresenta a sua Carta de Serviços ao Cidadão, contendo informações sobre os seus principais serviços disponíveis, os canais de atendimento e os processos organizacionais.

A Carta de Serviços ao Cidadão é um documento elaborado por uma instituição pública ou órgão público com objetivo de informar aos cidadãos sobre quais serviços são prestados, de que forma solicitar tais serviços, em qual prazo o mesmo será atendido e o que será entregue com resultado desse atendimento.

 

Em linhas gerais, uma Carta de Serviços funciona como uma espécie de cartilha [...] educativa e informativa; ela deve possibilitar à sociedade apropriar-se das informações básicas sobre os órgãos e entidades públicas, e deve orientar os públicos-alvo em suas decisões sobre como, quando, onde e para quê utilizar os serviços públicos disponibilizados. (MPOG, 2014, p. 14)

Nela estão disponibilizadas informações claras e acessíveis sobre os serviços prestados pelo APERJ, funcionando ainda como um instrumento de controle social facilitando a participação e acompanhamento dos cidadãos junto às ações que desenvolvemos.

Nossa Carta de Serviços ao Cidadão expressa o compromisso do APERJ com a qualidade e eficiência dos serviços prestados aos cidadãos. Saiba mais sobre o que o APERJ oferece em: http://bit.ly/cartadeservicoAPERJ.

 

Publicado em 02/08/2021



Acesse:

up