20 DE OUTUBRO DIA DO ARQUIVISTA

O dia 20 de outubro foi escolhido como o Dia do Arquivista porque, há exatos 198 anos (em 1823) nessa mesma data, o então deputado Pedro de Araújo Lima, futuro Marquês de Olinda, apresentou a proposta de inclusão no projeto da Constituinte sobre a criação de um Arquivo Público no Brasil.

Além desse fato histórico de extrema relevância para o início da preservação do acervo histórico documental do país, em 1971, no mesmo 20 de outubro, a inauguração da Associação dos Arquivistas Brasileiros (AAB) consagra a data comemorativa desses profissionais.

É sempre bom lembrar que a profissão de arquivista e técnico de arquivo é regulamentada pela Lei nº 6546, de 04/07/1978, que determina as condições para que essas funções sejam desempenhadas e o Decreto nº 93480 de 1986, em seu artigo 4, afirma que o exercício da profissão depende de registro junto à Delegacia Regional do Trabalho.

O Arquivo Público do Estrado do Rio de Janeiro – APERJ, aproveita a ocasião para parabenizar todos os arquivistas pelo seu dia e destacar a importância dos profissionais presentes em seu quadro funcional para o cumprimento com qualidade da missão institucional do órgão.

Publicado em 20/10/2021



up